Gratinado de Salmão com Erva-Doce

Bom, este é mais do que apenas um post, é o PRIMEIRO POST deste blog. Ao longo das postagens eu vou dando as dicas do motivo pelo qual decidi criar este blog, mas vamos logo ao que interessa: -Boa Comida, Boa Bebida e Alguma Conversa Fiada (a conversa fiada ficará pelo introdutório...).

Nesta Sexta-Feira Santa passada (dia 22/04/2011) eu receberia o irmão da minha namorada e seu sobrinho para um jantar, e então passei a fazer a pesquisa de qual prato servir, foi quando encontrei em um de meus livros essa maravilha de receita: Gratinado de Salmão com Erva-Doce, foi bater o olho e ter a certeza de que esse seria o prato certo para o dito jantar.

Este aqui foi o resultado, é claro que, como vocês perceberão em posts futuros, eu sempre faço algumas mudanças nas receitas originais.

No final deste post vocês terão a receita original, e sobre ela eu fiz as seguintes modificações:
1) No fundo do prato, coloquei uma "cama" com 2cm de altura de purê de batatas (batatas amassadas, manteiga, leite, sal, pimenta e nós- moscada) ;
2) para preencher todos os espaços do prato eu adicionei camarões médios puxados no alho-e-óleo.

Para acompanhar este prato resolvi usar um vinho branco tipo Frascati, que eu achei no Zaffari Higienópolis à um preço pra lá de muito bom. Há quem torça o nariz quando ouve falar em Frascati, mas eu sou da opinião de que vinho bom é aquele que eu gosto, e este agradou a todos da mesa.

Segue a dica: Valdorella Frascati 2009 - comprado no Zaffari Higienópolis.

OK, você deve perguntar: -E a sobremesa?

A sobremesa foi simples, um brownie com sorvete de creme, sobre a qual eu dedicarei um outro post.

A seguir a receita do Salmão, volto a frisar, esta é a receita original, retirada do livro C'est gratiné! do autor Fredéric Berqué da editora Toquades.

Gratinado de salmão com funcho doce assada.

Utensílios
1 prato para gratinar
1 panela
1 saladeira

Ingredientes
400g de filé de salmão sem pele
1 bulbo de erva-doce
2 colheres de sopa de azeite
1 pitada pastis
30g de manteiga
150 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite
2 ovos
1 colher de sopa de amido de milho
sal - pimenta
30g de queijo parmesão
2 colheres de sopa de cebolinha picada
Orégano

Modo de fazer
1) Pique a erva-doce com ramos de endro. Coloque o funcho cortado em uma pequena panela com um fio de azeite, orégano, pastis e um pouco de água. Adicione o sal e cozinhe, mexendo, coberto, por 6-8 minutos. Escorra a erva-doce após cozimento.

2 ) Corte cubos 3 centímetros de salmão. Unte uma assadeira. Divida o salmão em cubos e erva-doce neste prato. Polvilhe com uma pitada de azeite.

3) Em uma tigela, bata os ovos vigorosamente com amido de milho, em seguida, adicione o creme de leite, o leite e a cebolinha. Tempere o flan com orégano, sal e pimenta.

4) Despeje o creme sobre os cubos de salmão no prato. O creme deve cobrir completamente os cubos de salmão para evitar ressecamento durante o cozimento. Polvilhe com queijo parmesão. Asse em forno a 170 graus (gás marca 06/05) por 30 a 35 minutos.

Variação
Adicione um pouco de abobrinha cortada em bruto com salmão picado e erva-doce.

Dica
Para 4 mini caçarolas, reduzir a cozinhar 20 minutos.


Bom, para encerrar, e este é o objetivo do blog.... COMENTEM! 

Comentários

  1. Pedrao, que maravilha! Enfim nasceu!
    E esse salmao parece incrível!
    Abraco, ROG.

    ResponderExcluir
  2. Pati Pontalti falando: tava na hora. Amei!!! E logo, logo será dicas daspatrícias.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. ai tio pedro,estava muito bom!!!!!!!;)

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha, também quero ser convidado para saborear um de seus pratos deliciosos. Estou com vontade de comer aquele arroz de forno lembra? Um abraço, Carlos Martini.

    ResponderExcluir
  5. Gente! Tive a honra e o prazer de experimentar este prato. Vocês não tem noção, sabor único e marcante. Padrão internacional! Não vejo a hora do BIS. Plinio Weber.

    ResponderExcluir

Postar um comentário